Fatos históricos, políticos, econômicos e sociais. A História, relida e recontada.

SOBRE O FAZER HISTÓRIA?


Arte, informação, conhecimento, disciplina, categoria, memória, temporalidades... Isto e milhares de significados podem ser relegados ao conhecimento de História.

Nossa proposta inicial é apresentar a você (leitor) a noções do conhecimento histórico que estejam, fundamentalmente, embasados com o passado, com o presente e também com o futuro. Todavia, uma pergunta é chave e milhares serão as conclusões. O que de fato é História? BOURDIEU, sociólogo francês diz que são convenções cultuais. CHARTIER, ressalta que são práticas e representações. FOUCALT a caracteriza como sendo ordens de discursos e CERTEAU, diz que ela é uma operação.

Pois bem, a verdade é que a ciência Histórica ela é plural e tem de cada argumento destes mestres do conhecimento. Para este primeiro momento, deixarei minha reflexão sobre este ofício que amo e tenho prazer em compartilhar com todos vocês:

Assim a entendo: Somos construtores de conhecimento. Nosso compromisso é com a erudição, o saber e fazer História. Pesquisamos e somos árduos nesta tarefa como mais ninguém. Alegramo-nos de nossas produções, que são ricas, coesas e críticas. A crítica faz parte deste "métier" caro ao nosso universo. Amamos com veemência este ofício da pesquisa, da leitura. Somos curiosos históricos, sendo o tempo o nosso foco de interesse. É uma paixão maior que nossas emoções e razões. Somos ricos em sabedoria, detalhes e palavras. Ordenamos as ações dos homens e de suas memórias e vestígios. É, é por aí o trabalho destes profissionais que respiram às culturas e às sociedades. Um ofício apaixonante e sem uma definição precisa. Somos indefinidos, porque somos plurais, e, jamais, singulares. Gostamos de páginas, livros, cartas, fontes, sejam quais forem. A oralidade também fazemos como ninguém, por isto entrevistamos, gostamos do (s) público (os). Enfim, somos HISTORIADORES (MENESES, 2017).

Com base nestas premissas é que mais adiante, nas próximas edições, estaremos discutindo este conhecimento, fazendo conexões e (re) conexões com suas temporalidades. É só esperar para ver!!!

Crédito imagem: Portal Estácio
 

5 comentários:

Tecnologia do Blogger.